GUIA PRÁTICO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE SEO

Um resumão completo, em um só lugar sobre as principais técnicas de SEO necessárias no dia a dia. Neste artigo você encontrará os principais fatores SEO que impactam na qualidade e ranking do seu site. Feito por nós, Especialistas SEO.

Segue o jogo!

O SEO

SEO é uma disciplina de Marketing que significa “Corrigir erros internos no site e analisar os principais concorrentes para otimizar os principais parâmetros SEO encontrados no HTML do seu site para que fique extremamente saudável e competitivo para as buscas Google”.

Para a maioria das pessoas, SEO também pode significar “Search Engine Optimization”. 😉

SEO: Acima, como um robô de busca lê seu website.

Portanto, a otimização de sites é formada por um conjunto de técnicas de SEO para melhorar posicionamento dos sites no Google e aumentar tráfego qualificado (tráfego orgânico) a medida que um website é otimizado dentro das boas práticas e recomendações Google tão quanto melhorando nossa experiência de uso nos portais (user experience).

Fatores que englobam experiência do usuário, arquitetura de informação dos conteúdos, backlinks de qualidade, performance e tantos outros além destes fundamentais.

Atrair mais visitantes orgânicos (dos resultados de busca que não aqueles dos links patrocinados) que, chamamos de tráfego orgânico, é para muitos negócios a maior parcela de esforços para aquisição, retenção e vendas.

O QUE É TRÁFEGO ORGÂNICO?

Tráfego orgânico ou das buscas é a denominação do tráfego do seu site que tem origem a partir das buscas, nos resultados de busca que não links patrocinados (estes, tráfego pago).

No buscador Google, os resultados de busca orgânicos (SEO) são ordenados em ordem de relevância para sua busca. Podemos dizer que toda “1ª página Google” são os melhores resultados para esta determinada busca que está realizando, para este instante, sua localização e fatores demais.

ON-PAGE SEO

SEO on-page são os fatores SEO internos ao site. São os itens que estão sob nosso controle para que sejam otimizados, corrigidos, melhorados.

seo on-page

Exemplos: as urls do site, sitemap, robots, image alts, canonical tag, tempo e peso de carregamento, titulo, meta descrição, etc.

PESO E TEMPO DE CARREGAMENTO

peso e tempo carregamento site

Exemplo de peso, tempo e desempenho de carregamento ruins

Um dos fatores mais importantes para SEO é o peso do seu site. Sites “gordinhos” e que, consequentemente demoram mais para carregar, já de imediato perdem posições nos resultados de busca Google para sites que apresentem melhor desempenho de carregamento.

Seu site é composto por diversos arquivos java scripts, .php, imagens jpg, png e demais. Ao acionar uma página, é recomendado que ela abra o mais rápido possível. Para isso ocorrer, ela pode acionar os arquivos em grupos para não obter requisições desnecessárias (chamar arquivo por arquivo, unitariamente) para poder abrir esta determinada página.

Podemos dar um exemplo geral de um site que otimizamos recentemente em que, este website apresentava:

  • Pesava 4.3 mega bytes (obeso!!!)
  • Carregava em 11 segundos (que tristeza!!!)
  • 145 requisições eram necessárias para carregar a página desde o header até o footer

Após nossa otimização, este website passou a ter desempenho de:

  • 1.1 mega bytes de peso
  • 2 segundos para carregar
  • 55 requisições necessárias (grupos de arquivos que compõem a página)

SITEMAP

Uma das principais técnicas de SEO, o Sitemap é o mapa de páginas que compõem seu site. Os spiders Google (e demais buscadores) o utilizam exatamente para ter em mãos todas URLs do seu site em que estão permitidas indexação. Com base nas diretrizes (também deste arquivo), o processo de crawling e indexação são possíveis (de forma otimizada, claro).

SEO sitemap

O sitemap geralmente é um arquivo em XML ou html (ou ambos, um sendo backup do outro), pode ser composto pelos seguintes atributos:

  • A relação de todas URLs do site para indexar
  • Data de atualização de cada página
  • Frequência com que os robôs devem visitar determinados grupos de páginas

Se você possui um site de notícias por exemplo, é de seu interesse que o robô (Google) verifique seu site em busca de novas atualizações diariamente (daily) – ou quem sabe de hora em hora (chance frequency: hourly).

Agora, se sua empresa tem um site institucional comum, mais estático, em que as páginas do site não são atualizadas com regularidade, a frequência deste sitemap pode ser “semanal”.

Sem sitemap, o processo de indexação e disputa de ranking do seu site pode estar gravemente prejudicado. Para detalhes, leia Sitemap Protocol.

ROBOTS

tecnicas de seo com o robots.txt

Trecho do Robots do Facebook Site

É um arquivo complementar ao sitemap. Porém, este é um arquivo técnico em formato .txt. É principalmente através dele que muitos sites com um volume muito grande de páginas, categorias, consultas, produtos (etc) são geridos. E, nele, muitas correções importantes são realizadas.

Neste arquivo cabem atributos como quais páginas indexar, quais páginas do site não devem ser indexadas e demais configurações técnicas que nós profissionais SEO, monitoramos e planejamos para os sites.

MOBILE

Vamos colocar este tópico logo no topo devido a importância e impacto no ranking que o desempenho dos sites em dispositivos móveissmartphones e tablets – vem trazendo para posicionamento nos resultados de busca.

O comportamento dos usuários na internet vem se modificando ao longo dos anos e, cada vez mais utilizamos nossos smartphones para resolver coisas no dia a dia. Enquanto estamos em trânsito, na fila do médico ou simplesmente a toa em casa.

Este comportamento vem trazendo um novo cenário para o tráfego dos sites que, outrora eram compostos majoritariamente por visitas desktop (computador de mesa e notebooks) e, agora, muitos sites já tem mais de 50% do seu tráfego de fonte mobile.

Obviamente antenado a isto, e com a premissa de organizar todas as informações do mundo para entregar os melhores resultados nas buscas, em menor tempo, o fator MOBILE veio pra ficar para o buscador Google. É uma das principais técnicas de SEO deste, e para os próximos anos.

google amp para seo

Isto significa que, além de responsivo – quando o layout do seu site é fluído e se adapta quando acessado por um smartphone por exemplo – a velocidade e qualidade de carregamento mobile se tornou muito mais relevante como fator de ranking.

O nome desta técnica de SEO é  Accelerated Mobile Pages, o AMP. Estude sobre o assunto com base nas diretrizes Google AMP.

POSICIONAMENTO GOOGLE

O posicionamento do seu site e todas suas URLs nos resultados de busca Google se dá através de um algoritmo matemáticos extremamente complexo e que envolve em torno de 200 fatores.

Em resumo, este algoritmo classifica os sites em ordem de “saúde”, qualidade e relevância para determinada palavra chave pesquisada.

Obter um bom ranking, estar na 1ª página Google ou disputar as primeiras posições exigem, resumidamente uma combinação de:

  • Não ter erros técnicos graves (SEO) internos no site
  • Cada página do site deve carregar no menor tempo possível (tempo carregamento)
  • Cada página deve ser mais magra possível (peso)
  • O site deve ser responsivo (abrir de forma fluída e de boa experiência em dispositivos mobile)
  • Deve ter carregamento otimizado para dispositivos mobile (AMP)
  • Cada página deve ter conteúdo único (não copy / conteúdo duplicado)
  • O Title (título das páginas) devem conter a palavra chave tema do conteúdo <title>
  • A meta description (descrição das páginas) devem ser escritas naturalmente e de forma persuasiva para “chamar os cliques”<meta description>
  • Arquitetura de informação das páginas deve estar organizada
  • dentre outros!

Cada falha acima, impacta de forma leve, moderada ou brusca no posicionamento nos resultados de busca que vem almejando.

H1

H1 é um atributo chamado de Heading. Ou seja: a cabeça da página. Este parâmetro é utilizado pelos robôs (e claro, por nós humanos) para logo compreender o tema de uma página.

Aos robôs, além de compreender o tema chave do conteúdo, o h1 da página compõe a hierarquia dos conteúdos dispostos em uma página na qual, cada página qual deve conter seu próprio atributo < h1 >.

H2

Outro atributo Heading, podemos chamá-lo de filho do H1. O < h2 > nas páginas é responsável por organizar as sessões de conteúdos a organizar sua hierarquia dentro do texto ou subtítulos do texto.

*< h1 > Título da sua página </ h1 >

*< h2 >  Subtítulo 1</ h2 >

*< h2 >  Subtítulo 2</ h2>

*<h2>  Subtítulo 3</h2>

E assim sucessivamente. E, ainda há o atributo H3, H4 para hierarquizar sessões terciárias na página.

*Os trechos acima estão com espaços extras para não impactar a configuração desta página.

TITLE

O famoso título das páginas. No html é visto como < title > Nome da página < /title >. Ele é quem insere o título da página que será exibido no navegador e nos resultados de busca.

Título exemplo desta página de categoria:

title seo de category page

Como aparece no Google:

title seo de category page

Bem, para este atributo recomenda-se fazer o estudo de palavras chave para potencializar seus Títulos de Página utilizando corretamente as keywords. Escrever títulos amigáveis, fluídos, que despertem interesse e que captem melhor os cliques quando exibidos.

ANÁLISE DE CONCORRENTES

Toda empresa possui os concorrentes diretos e os indiretos. Em uma estratégia SEO, é vital compreender os fatores externos ao site – como está o desempenho de cada um destes concorrentes para compreender o grau de dificuldade que teremos à frente de um trabalho técnico de SEO.

Para um benchmarking SEO, é preciso responder fundamentalmente algumas perguntas:

  • Quais keywords levam tráfego orgânico para este site concorrente?
  • Estas palavras chave nos interessam competir? O concorrente A é um competidor orgânico real?
  • Qual nível do seu SEO on-page?
  • Ele possui erros técnicos SEO graves? Se sim, quais? Como podemos explorar?
  • Como está a autoridade e relevância deste site concorrente?
  • Sua abrangência?
  • Quais oportunidades? etc…

E mãos à obra! Algumas vezes, sites concorrentes não estão tão bem assim viu? E há oportunidade em montar conteúdos e ações domésticas para desbancá-los nas buscas e passar a captar seu tráfego orgânico.

PALAVRAS CHAVE

Parece fácil… Mas é difícil…. Gingle para narrar este tópico. O estudo de palavras chave para uma empresa é um tipo de análise complexa, que busca identificar não só as keywords do segmento de negócio mas também, qual grau de concorrência para cada palavras chave.

Qual volume de busca, quais concorrentes estão consolidados para determinada busca e outros critérios analíticos para que as keywords sejam ordenadas em grau de impacto no ranking e prioridade para empresa. Também para nós profissionais SEO, ditam a ordem que o trabalho será direcionado.

A análise de palavras chave profissional envolver agentes de Marketing, SEO e BI que em conjunto determinam prazos e metas para tracionar o site e, em seguida, deslanchar suas aquisições via SEO.

URLS

Quem nunca ouviu o termo “urls amigáveis”? Pois bem, é exatamente isto. A estrutura das urls deve transmitir organização.
Há bem pouco tempo atrás…. afinal, não somos tão velhos assim, poucos eram os sites que já tinham boas práticas com as urls.

Nesta década de 90 não tão distante, a maioria dos sites utilizavam “urls sujas”. Por exemplo:

www.nomedosite.com.br/?postig2545/2018/id985421/

WTF? (sorry! rs)

Hoje em dia, os programadores e também as plataformas como WordPress, Magento e parentes já trazem muitas facilidades para compor urls amigáveis e fortes do ponto de vista SEO.

Corrigindo a URL acima, teríamos, por exemplo:

www.nomedosite.com.br/2018/vendo-iphone-7-copacabana/

Assim, algumas das técnicas fundamentais na construção das urls:

  • Prefira os hífens
  • A organização por categorias (não muitas e somente quando necessário)
  • Não utilize under_lines em suas URLs
  • Não monte urls muito extensas que sejam difíceis “de ler”
  • Monte urls intuitivas que sejam “fáceis de ler”
  • Use alguma keyword forte na url

E sobre URLS, O MAIS IMPORTANTE: Nunca altere ou exclua uma urls já publicada (já indexada no Google) sem providenciar um redirecionamento entre urls.

REDIRECIONAMENTO ENTRE URLS

Imagine que você enviou uma carta para o endereço de um amigo antigo (hoje, só estamos trabalhando com exemplos do túnel do tempo ok?). Seu amigo se mudou e a carta ficou sem resposta:

ERRO 404!

O mesmo acontece com URLs que são excluídas ou despublicadas em que não montamos um redirecionamento apontando o novo endereço deste conteúdo.

Esta prática no curto prazo não é de se preocupar, mas ao longo do tempo, caso seu website obtenha muitas URLs com erro 404, o Google tenderá a dar preterimento à outros resultados de busca (geralmente de concorrentes) ao seu!

Péssimo isto né?

Então, de hoje em diante, sempre que alterar, despublicar, excluir uma página ou mudar de site… Elabore sua listagem de URLS que necessitarão de Redirect.

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